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Teste de Wilcoxon

O teste de Wilcoxon é um teste de hipóteses para analisar a diferença entre duas amostras pareadas. Portanto, podemos usá-lo quando temos duas medidas de uma mesma amostra, isto é, quando seus participantes são medidos em duas ocasiões ou sob duas condições diferentes.

É comum pensarmos no teste de Wilcoxon como uma alternativa não paramétrica ou teste t de Student para amostras pareadas. Para realizar a comparação, o teste de Wilcoxon converte os escores em classificações e os compara no Tempo 1 e no Tempo 2.

Isso acontece pois ele segue uma lógica de postos, onde os dados são ranqueados de acordo com a diferença entre as duas medidas pareadas. Se as duas amostras forem semelhantes (ou seja, não houver diferença), é esperado que exista pouca diferença entre os postos. Se houver uma diferença grande, haverá mais postos elevados.

Um exemplo de objetivo de pesquisa que podemos responder utilizando o teste de Wilcoxon é verificar se a ansiedade de um grupo de indivíduos diminui meses após um curso de meditação. Então, aplicamos um instrumento que meça ansiedade antes e depois do curso. Como estamos tratando dos mesmos indivíduos, as amostras são pareadas.

Já um exemplo de pergunta de pesquisa seria: Há uma mudança nas pontuações no Teste de Medo de Estatística do Momento 1 para o Momento 2? Para isso, precisamos de um grupo de participantes medido na mesma escala contínua ou medido em duas ocasiões diferentes. As variáveis envolvidas são pontuações no Tempo 1 ou Condição 1 e pontuações no Tempo 2 ou Condição 2.

Para cada um dos dois exemplos, ao final, o teste de Wilcoxon nos dará um teste de hipóteses, onde vamos rejeitar a hipótese nula quando p < 0,05 (e aceitar que há diferença entre os grupos). Agora, você já sabe a que teste recorrer caso precise de um teste não-paramétrico de hipóteses para amostras pareadas.

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BRUNO FIGUEIREDO DAMÁSIO

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) eEditor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometri e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 3000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais. Atualmente, me dedico a formação de novos pesquisadores, através da Psicometria Online Academy. Minha missão é ampliar a formação em Psicometria no Brasil e lhe auxiliar a conquistar os seus objetivos profissionais.

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