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Validade baseada no conteúdo

O que é validade de conteúdo?

A validade de conteúdo refere-se ao grau em que o conteúdo de um instrumento reflete adequadamente o construto que está sendo medido. Em outras palavras, é a extensão em que uma medida “cobre” o construto de interesse.

Para produzir resultados válidos, o conteúdo de um teste deve cobrir todas as partes relevantes do assunto que pretende medir. Se alguns aspectos estiverem faltando na medição (ou se aspectos irrelevantes forem incluídos), a validade está ameaçada.

Por exemplo, se um pesquisador define conceitualmente a ansiedade como envolvendo sentimentos nervosos e pensamentos negativos, então o teste deve incluir itens sobre ambos fatores. Se o teste só apresenta itens que avaliam pensamentos negativos, ele não estará cobrindo todas as partes do construto ansiedade. Dessa forma, a validade de conteúdo apresentaria um problema, porque um aspecto relevante do construto (sentimentos nervosos) teria sido excluído.

Como avaliamos a validade de conteúdo?

A validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção. Isto posto, os dois procedimentos recomendados para analisar a validade de conteúdo devem ser executados durante os processos de construção ou de adaptação dos instrumentos de medida.

Avaliação do instrumento pelo público-alvo: o instrumento deverá ser avaliado por grupos de pessoas cujas caraterísticas vão de acordo com as características dos respondentes a que o instrumento se destina. Os grupos verificarão se os itens, as instruções e a escala de resposta são compreensíveis.

Segundo as sugestões e recomendações proporcionadas pelo público-alvo, podem ser feitas modificações no instrumento. É fatível realizar tantas avaliações pelo público-alvo quanto sejam necessárias.

Avaliação do instrumento por especialistas no construto que visa ser mensurado: esta avaliação pode envolver procedimentos qualitativos e quantitativos.

Nos procedimentos qualitativos, os especialistas devem avaliar o instrumento como um todo, determinando sua abrangência. Isto é, se cada domínio ou conceito foi adequadamente coberto pelo conjunto de itens e se todas as dimensões foram incluídas.

Nos procedimentos quantitativos sera quantificado o grau de concordância entre os especialistas. Existem diferentes métodos que podem ser utilizados para este objetivo, tais como:

Se você deseja conhecer melhor cada uma dessas formas, clique nos links acima!

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BRUNO FIGUEIREDO DAMÁSIO

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) eEditor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometri e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 3000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais. Atualmente, me dedico a formação de novos pesquisadores, através da Psicometria Online Academy. Minha missão é ampliar a formação em Psicometria no Brasil e lhe auxiliar a conquistar os seus objetivos profissionais.

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