Neste post, descreveremos a diferença entre R e RStudio. Além disso, mostraremos onde e como baixar o R e o RStudio. Em seguida, destacaremos as vantagens de realizar suas análises estatísticas e psicométricas usando o R e o RStudio. Por fim, apresentaremos o curso R para Iniciantes, que visa fornecer uma introdução ao tema para quem está dando os primeiros passos na linguagem R.
O que é R?
A análise de dados desempenha um papel fundamental em qualquer tipo de pesquisa, permitindo assim que os analistas obtenham insights valiosos a partir de seus estudos. Por isso, o R tem se destacado como uma ferramenta poderosa e flexível para a análise quantitativa de dados.
Mas, afinal de contas, o que é R? Quando falamos em “usar o R”, estamos nos referindo a dois significados ligeiramente distintos, mas inter-relacionados. Primeiramente, o R consiste em uma linguagem de programação, amplamente utilizada por pesquisadores e analistas de dados em diversas áreas, incluindo a psicometria.
Em segudo lugar, o R pode ser pensdo como um ambiente de desenvolvimento estatístico, ou seja, ele é o próprio software utilizado para escrever códigos na linguagem de mesmo nome.
A popularidade do R entre pesquisadores de diferentes disciplinas se deve à sua vasta gama de funções estatísticas. Em outras palavras, o R possui bibliotecas e pacotes que permitem a realização de análises complexas de maneira eficiente e gratuita.
Onde e como baixar o R?
O R, como um ambiente de desenvolvimento estatístico, é de código aberto, o que significa que pode ser obtido gratuitamente pela internet. Além disso, para baixar o R, basta acessar o site oficial do R Project e clicar em CRAN, do lado esquerdo da página inicial (ver Figura 1).
Ao acessar o Comprehensive Archive R Network (CRAN), você entrará em um repositório que contém os instaladores de diferentes versões do R, bem como os pacotes estatísticos criados por contribuidores. Além disso, o download pode ser realizado a partir de um dos espelhos do R, que podem ser pensados como repositórios específicos que contêm os arquivos a serem baixados. Essa estrutura visa aumentar a velocidade de download, proporcionando maior disponibilidade e eficiência.
Em seguida, recomendamos que clique em um dos quatro espelhos disponíveis no Brasil (Figura 2).
Por fim, selecione o download compatível com o sistema operacional de seu computador (Figura 3).
Após baixar o instalador, execute-o e siga todos os passos para a instalação. Caso precise de mais detalhes para a instalação do R, veja nosso vídeo explicando como fazer a instalação.
Qual é a diferença entre R e RStudio?
Embora seja possível usar o R apenas seguindo os procedimentos anteriormente descritos, é comum que pesquisadores instalem um segundo programa para sua utilização: o RStudio.
O RStudio é uma interface gráfica do usuário que torna a programação em R mais amigável e eficiente. Além disso, ele oferece uma série de facilidades, como a edição de scripts, o gerenciamento de pacotes, o histórico de comandos e um ambiente de trabalho organizado. Por isso, o RStudio é uma escolha popular entre os usuários do R.
Em síntese, o ambiente nativo de desenvolvimento do R é mais simples (Figura 4).
Por outro lado, a interface gráfica do RStudio possui mais recursos ao pesquisador quantitativo (Figura 5).
Onde e como baixar o RStudio?
Pelos motivos anteriormente descritos, recomendamos que você também instale o RStudio em seu computador.
Para isso, clique no link do site e selecione uma das opções de download (ver Figura 6). Em seguida, após baixá-lo, execute-o e siga todos os passos para a instalação.
Quais são as vantagens de se programar em R com o RStudio?
Existe uma série de vantagens em realizar análise de dados programando em R com o RStudio. A seguir, apresentamos algumas delas.
- A linguagem R é gratuita e de código aberto: o R é gratuito para uso e distribuição, tornando-o acessível para qualquer pessoa interessada em análise de dados, independentemente de restrições orçamentárias;
- A linguagem R possui uma comunidade de suporte: o R possui uma comunidade de usuários e desenvolvedores ativa, o que significa que você pode encontrar suporte, recursos e pacotes adicionais desenvolvidos por especialistas em psicometria e estatística;
- A linguagem R possui uma coleção de pacotes estatísticos: o R oferece uma vasta coleção de pacotes estatísticos aos usuários. Esses pacotes podem ser facilmente instalados e utilizados para realizar diversas análises, incluindo testes de hipóteses (como testes t e ANOVAs) e análises psicométricas (como análises fatoriais exploratórias e confirmatórias);
- A linguagem R é flexível e personalizável: a linguagem R é altamente flexível, permitindo que você adapte suas análises de acordo com as necessidades específicas da sua pesquisa em psicometria;
- A linguagem R é ideal para a visualização de dados: o R possui pacotes com recursos gráficos poderosos que possibilitam a criação de gráficos e visualizações informativas para representar seus resultados de forma clara e concisa (por exemplo, o pacote
ggplot2
).
Saiba mais: Por que aprender a programar em R?
Onde aprender a programar em R?
Com base nas informações apresentadas até aqui, esperamos ter despertado seu interesse em começar a aprender a programar em R o quanto antes. No entanto, mesmo sabendo da importância do R no dia a dia de pesquisadores quantitativos, você pode se deparar com a seguinte dúvida: por onde começar? Então confira a novidade que preparamos a seguir!
É com grande satisfação que a Psicometria Online anuncia o curso R para Iniciantes. O curso tem como objetivo abordar todos os tópicos essenciais do R, permitindo que você explore assuntos específicos sem ser prejudicado por dúvidas básicas. Se você trabalha com pesquisa científica e deseja aprender a utilizar o R, então o curso R para Iniciantes é para você.
Além disso, se você quer saber mais sobre a Psicometria Online Academy, acesse nosso site. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).
Referências
Crawley, M. J. (2012). The R book (2nd ed.). John Wiley & Sons, Ltd.
Field, A., Miles, J., & Field, Z. (2012). Discovering statistics using R. Sage.
Wright, D. B., & London, K. (2009). Modern regression techniques using R: A practical guide for students and researchers. Sage.
Como citar este post
Lima, M. (2023, 23 julho). Qual é a diferença entre R e RStudio? Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-r-e-rstudio/