O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você precisa conhecer o FACTOR

Alex França

out 27, 2022

FACTOR é um programa desenvolvido para se executar Análise Fatorial Exploratória, desenvolvido pelos espanhóis Urbano Lorenzo-Seva e Pere Joan Ferrando, da Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha) é um programa gratuito, extremamente leve para instalar e que apresenta dezenas de opções que o SPSS não contém para este tipo de análise, como por exemplo utilizar matrizes de correlação policóricas e tetracóricas.

Inicialmente, para rodar uma AFE no FACTOR, é preciso organizar o banco de dados. O FACTOR só lê arquivos no formato .dat (Fixed ASCII). Para obtê-lo, basta abrir o seu banco de dados .sav no SPSS e, ir em File/Save as, para salvá-lo em arquivo .dat (Fixed ASCII).

No FACTOR, ao clicar em Read Data, deve-se explicitar o número de participantes e o número de variáveis existentes no arquivo .dat a ser lido. Para facilitar as análises é importante deixar no arquivo .dat apenas os itens do instrumento que serão utilizados na AFE a ser conduzida. Em Configure Analysis estão todas as opções de análise.

Lá, o pesquisador pode escolher o tipo de matriz de dados a ser utilizada (covariância, correlação ou policórica/tetracórica); o método de retenção fatorial (Minimum Average Partial, Parallel Analysis, e Hull Method); e o método de extração fatorial (Diagonally Weighted Least Squares factor analysis, Unweighted Least Squares; Exploratory Maximum Likelihood; Minimum Rank Factor Analysis e Principal Component Analysis).

Vale, também, ressaltar que o FACTOR possui diversas opções de rotação, oferecendo rotações ortogonais e oblíquas, bem como rotações específicas para casos de complexidade fatorial (quando itens tendem a carregar em mais de um fator) e para casos de simplicidade fatorial (quando os itens tendem a carregar satisfatoriamente em apenas um fator).

Adicionalmente, com o FACTOR você pode obter índices iniciais de discriminação e dificuldade dos itens baseados na Teoria de Resposta ao Item.

O interessante deste programa é que ele é extremamente atualizado, acompanhando o desenvolvimento das técnicas de AFE, incorporando-as, ano após ano, em suas possibilidades de análise. A versão, na data dessa publicação é a 12.01. Em síntese, o FACTOR é um programa espetacular, simples de usar, e com possibilidades de análise incomparáveis ao SPSS, programa que, por algum motivo, deixa muito a desejar na parte das análises fatoriais.

O FACTOR pode ser baixado no site: http://psico.fcep.urv.es/utilitats/factor/

O manual do programa também pode ser encontrado em: http://psico.fcep.urv.es/utilitats/factor/Manual-of-the-Factor-Program.pdf

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Conteúdo

Mais lidos

Glossário de Análise Fatorial Exploratória

Como lidar com os pressupostos da Análise de Variância (ANOVA)?

Covariância e correlação

Diferenças entre Modelos Lineares e Modelos Lineares Generalizados (GLMs)

Postados recentemente

Glossário de Análise Fatorial Exploratória

Como lidar com os pressupostos da Análise de Variância (ANOVA)?

Covariância e correlação

Diferenças entre Modelos Lineares e Modelos Lineares Generalizados (GLMs)

Alex França

Posts sugeridos

Glossário de Análise Fatorial Exploratória

A Psicometria Online tem o prazer de anunciar a publicação de um valioso recurso para profissionais e estudantes da Psicometria: o Glossário de Análise Fatorial…

psicometriaonline

abr 16, 2024

Vantagens da TRI sobre a Teoria Clássica dos Testes

Ao tratar da análise e construção de testes nas esferas de avaliação educacional e psicológica, duas metodologias dominantes emergem: a Teoria Clássica dos Testes (TCT)…

Alex França

set 25, 2023

Glossário da Análise Fatorial Exploratória

Quando nos deparamos com uma vasta quantidade de dados, muitas vezes desejamos entender as estruturas subjacentes que permeiam esse conjunto. A questão é: como desvendar…

Alex França

set 17, 2023

Cadastre-se para ser notificado com o link das aulas ao vivo:

Módulo 4: Redes neurais artificiais

• Introdução a Deep Learning

• Avaliando sistemas de Deep Learning

• Redes Neurais feitas (sem programação) no SPSS

• Aula bônus: O futuro da IA na Sociedade

• Aula bônus: Dois Estudos de Caso 

Módulo 3: Interpretar e reportar resultados

• Gerar, interpretar e reportar resultados em Machine Learning

Módulo 2: Criando o seu sistema

• Selecionando algoritmos e métodos 
• Práticas de Machine Learning (Sem programação): Decision Tree (JASP), Linear Discriminant Classification (JASP) e Plataforma ORANGE
• Aula Bônus: Avaliação Psicológica e Machine Learning
• Aula Bônus: Livros e Cursos recomendados  
• Aula Bônus: Entrevista com Cientista de Dados focado na área da Saúde

Módulo 1: O que é Machine Learning

• O que é Machine Learning?
• Como a máquina aprende?
• Machine Learning para Psicometria e Pesquisa Quantitativa (pesquisas comentadas)
• Tipos de Machine Learning (Supervisionado e Não-supervisionado)
• Práticas de Machine Learning (Sem programação): JASP e SPSS
Aula Bônus: Filosofia da Inteligência Artificial
• Aula Bônus: Entrevista com Cientista de Dados graduado em Psicologia
• Aula bônus: Estudo de Caso sobre Redução Dimensional 

Preencha abaixo para
participar gratuitamente

Fique tranquilo, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento.