O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Teste exato de Fisher: o que é, para que serve e quando utilizar

Alex França

mar 7, 2023

O teste exato de Fisher é uma ferramenta estatística importante para avaliar a significância de uma associação entre duas variáveis categóricas. Ele foi desenvolvido por Sir Ronald Fisher, um dos pais da estatística moderna, em 1920.

Ele é frequentemente usado em estudos de caso-controle para avaliar a associação entre a exposição a um fator de risco e a presença de uma determinada doença.

O processo envolve a criação de uma tabela de contingência dos dados observados e o cálculo da probabilidade de obter a mesma ou uma associação mais extrema entre as duas variáveis sob a hipótese nula.

Felizmente, hoje em dia, existem diversos softwares estatísticos (por exemplo SPSS, JASP, e R) que podem realizar o cálculo automaticamente, tornando o processo mais fácil e rápido.

Quando usar o teste exato de Fisher

O teste exato de Fisher é uma alternativa ao teste de qui-quadrado em que as frequências esperadas são baixas (menor que 5). Nesse caso, o teste exato de Fisher seria uma opção mais apropriada. Vale lembrar que o teste exato de Fisher não depende de nenhuma suposição sobre a distribuição dos dados.

Vamos ver um exemplo prático!

Um exemplo de aplicação do teste exato de Fisher é o estudo da associação entre o gênero e a presença de sintomas de depressão em adolescentes. Suponha que um psicólogo deseje investigar se há diferença na presença de sintomas de depressão entre meninos e meninas em uma amostra de 30 adolescentes.

Usando um software estatístico, a probabilidade exata de obter uma associação entre o gênero e a presença de sintomas de depressão é calculada. O resultado vai indicar se há uma associação estatisticamente significativa entre o gênero e a presença de sintomas de depressão em adolescentes.

Esse é apenas um exemplo de como o teste exato de Fisher pode ser aplicado para analisar a relação entre variáveis categóricas. A técnica pode ser utilizada em diversas outras situações e áreas de estudo.

No marketing, pode ser útil, para avaliar a associação entre o grau de escolaridade e a preferência por determinadas marcas de produtos, ou na Medicina, para avaliar associação da presença ou ausência de uma determinada condição médica e a exposição a um fator de risco, dentre muitas outras.

Nota-se que teste exato de Fisher é uma técnica valiosa para avaliar a significância de uma associação entre variáveis categóricas em diversas áreas do conhecimento quando o teste qui-quadrado não é apropriado.

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Conteúdo

Mais lidos

Glossário de Análise Fatorial Exploratória

Como lidar com os pressupostos da Análise de Variância (ANOVA)?

Covariância e correlação

Diferenças entre Modelos Lineares e Modelos Lineares Generalizados (GLMs)

Postados recentemente

Glossário de Análise Fatorial Exploratória

Como lidar com os pressupostos da Análise de Variância (ANOVA)?

Covariância e correlação

Diferenças entre Modelos Lineares e Modelos Lineares Generalizados (GLMs)

Alex França

Posts sugeridos

Como lidar com os pressupostos da Análise de Variância (ANOVA)?

Nesse post, iremos te ensinar a lidar, de modo metodologicamente adequado com os pressupostos da análise de variância (ANOVA), quando eles não são acatados. O…

psicometriaonline

abr 6, 2024

Covariância e correlação

Se você é estudante, professor ou pesquisador você está no lugar certo. Hoje, vamos mergulhar em um conceito fundamental: covariância e correlação. Na análise de…

Alex França

fev 18, 2024

Diferenças entre Modelos Lineares e Modelos Lineares Generalizados (GLMs)

Em análise de dados, Modelos Lineares (LMs) e Modelos Lineares Generalizados (GLMs) são duas técnicas fundamentais que desempenham papéis cruciais na modelagem e interpretação de…

Alex França

fev 11, 2024

Cadastre-se para ser notificado com o link das aulas ao vivo:

Módulo 4: Redes neurais artificiais

• Introdução a Deep Learning

• Avaliando sistemas de Deep Learning

• Redes Neurais feitas (sem programação) no SPSS

• Aula bônus: O futuro da IA na Sociedade

• Aula bônus: Dois Estudos de Caso 

Módulo 3: Interpretar e reportar resultados

• Gerar, interpretar e reportar resultados em Machine Learning

Módulo 2: Criando o seu sistema

• Selecionando algoritmos e métodos 
• Práticas de Machine Learning (Sem programação): Decision Tree (JASP), Linear Discriminant Classification (JASP) e Plataforma ORANGE
• Aula Bônus: Avaliação Psicológica e Machine Learning
• Aula Bônus: Livros e Cursos recomendados  
• Aula Bônus: Entrevista com Cientista de Dados focado na área da Saúde

Módulo 1: O que é Machine Learning

• O que é Machine Learning?
• Como a máquina aprende?
• Machine Learning para Psicometria e Pesquisa Quantitativa (pesquisas comentadas)
• Tipos de Machine Learning (Supervisionado e Não-supervisionado)
• Práticas de Machine Learning (Sem programação): JASP e SPSS
Aula Bônus: Filosofia da Inteligência Artificial
• Aula Bônus: Entrevista com Cientista de Dados graduado em Psicologia
• Aula bônus: Estudo de Caso sobre Redução Dimensional 

Preencha abaixo para
participar gratuitamente

Fique tranquilo, não utilizaremos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Os dados coletados são tratados nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados e você pode se descadastrar da nossa lista de contatos a qualquer momento.