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Teste de Levene

Antes de discutir o teste de Levene, é importante compreender o conceito de homogeneidade de variância. A homogeneidade de variância é uma suposição subjacente a muitos testes estatísticos paramétricos, como o teste t de Student. Ela se refere à ideia de que as variâncias das diferentes amostras ou grupos de dados devem ser semelhantes. Se essa suposição não é satisfeita, os resultados dos testes podem ser imprecisos.

Para verificar a homogeneidade de variância, é necessário realizar um teste de homogeneidade, como o teste de Levene. Esse teste compara a variância das amostras com a variância geral e é usado como um passo inicial antes de realizar testes paramétricos, como o teste t de Student, para garantir que as suposições subjacentes desse teste estão sendo atendidas.

Como fazer o teste de Levene?

Atualmente, o teste de Levene é facilmente implementado em softwares estatísticos como o SPSS ou o R. No SPSS, o teste de Levene é fornecido na primeira coluna da tabela de saída do teste t de Student de amostras independentes.

Já no R, podemos utilizar a função leveneTest() do pacote car. A seguir apresentamos um exemplo de como realizar o teste de Levene no R:

Suponha que você tenha dois conjuntos de dados chamados “grupo1” e “grupo2”. Já com a base de dados carregada no R, você pode seguir os seguintes passos:

library(car) #Carregar o pacote “car”

leveneTest(grupo1, grupo2) #Realizar o teste de Levene

A saída do teste incluirá o valor do teste de Levene, o p-valor e a conclusão sobre a homogeneidade de variância.

Se o p-valor do teste de Levene é menor que o nível de significância escolhido (geralmente 0,05), isso significa que há evidências suficientes para rejeitar a hipótese de homogeneidade de variâncias e é necessário usar outro tipo de teste, como o teste de Welch ou o teste de Mann-Whitney.

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BRUNO FIGUEIREDO DAMÁSIO

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) eEditor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometri e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 3000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais. Atualmente, me dedico a formação de novos pesquisadores, através da Psicometria Online Academy. Minha missão é ampliar a formação em Psicometria no Brasil e lhe auxiliar a conquistar os seus objetivos profissionais.

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