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Termos essenciais que você precisa saber da Teoria de Resposta ao Item (TRI)

TRI: saiba como a nota do Enem é calculada, segundo o INEP

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma família de testes estatísticos que tem por objetivo mensurar as características de cada um dos itens de um teste. Se diferencia e amplia substancialmente as informações trazidas pela Teoria Clássica dos Testes (TCT).

Conheça 4 termos que são comumente utilizados na área da TRI

Modelos 1-PL, 2-PL, 3-PL

1-PL significa um parâmetro logístico. Esses modelos são capazes de mensurar exclusivamentea dificuldade dos itens.

2-PL significa dois parâmetros logísticos. Modelos de 2-PL mensuram a dificuldade e a discriminação dos itens.

3-PL significa três parâmetros logísticos. Modelos de 3-PL mensuram a dificuldade, discriminação e acerto ao acaso.

Dificuldade dos itens

Refere-se ao quantum de traço latente é necessário para o sujeito ter 0.5 de probabilidade de endossar o item.

Quanto mais difícil a questão, maior o nível de traço latente será necessário para o sujeito acertá-la.

Discriminação dos itens

Diz respeito ao quanto o item é capaz de diferenciar os sujeitos com diferentes níveis de traço latente. Geralmente é denominado parâmetro a.

Itens podem ter a mesma dificuldade, mas terem discriminação diferentes.

Acerto ao acaso

Quando o teste é de múltipla escolha, há uma probabilidade substancial do sujeito acertar ao acaso, mesmo que ele tenha baixos níveis de habilidade. Isso se dá pelo famoso chute (parâmetro c).

O modelo 3-PL consegue estimar o “chute” e corrigir o escore final do participante.

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BRUNO FIGUEIREDO DAMÁSIO

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) eEditor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometri e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 3000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais. Atualmente, me dedico a formação de novos pesquisadores, através da Psicometria Online Academy. Minha missão é ampliar a formação em Psicometria no Brasil e lhe auxiliar a conquistar os seus objetivos profissionais.

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