O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Como realizar análise de covariância no JASP?

Alex França

fev 16, 2023

Neste post, apresentaremos um tutorial de análise de covariância no JASP. Primeiramente, explicaremos como executar e interpretar uma análise de covariância nesse software. Em seguida, mostraremos como verificar pressupostos importantes e como realizar testes post hoc. Por fim, apresentaremos uma sugestão de como relatar os resultados principais dessa análise.

Baixando o software e escolhendo o banco de dados para análise de covariância no JASP

Antes de tudo, baixe o JASP gratuitamente em jasp-stats.org. Além disso, você encontrará mais de 50 conjuntos de dados de Field (2017) no site — como o hangover.csv, que usaremos neste tutorial. Assim, você já pode praticar com dados reais de pesquisas.

Saiba mais: O que é análise de covariância (ANCOVA)?

banner do post teórico sobre análise de covariância.

Entendendo os dados antes da análise de covariância no JASP

Neste exemplo, as pessoas participaram de uma festa e, na manhã seguinte, relataram o quanto se sentiam bem (wellness, de 0 a 10), bem como qual bebida eles consumiram na noite anterior (drink; água, café ou energético). Além disso, eles também reportaram o nível de embriaguez na noite anterior (drunkeness, de 0 a 10).

Assim, em nosso modelo de análise de covariância (ANCOVA), o bem-estar será a variável dependente, o tipo de bebida será a variável independente e o nível de embriaguez será a covariável do modelo.

banner da NAOPARE.

ANOVA inicial (sem controle): aprendendo a base

Primeiramente, conduziremos uma análise de variância (ANOVA). Para isso, vá em ANOVA > ANOVA. Em seguida, insira bem-estar (wellness) no campo Dependent Variable e o tipo de bebida (drink) no campo Fixed Factors (que é sinônimo de variável independente).

Além disso, também selecione ω² e teste de Levene para computar o tamanho de efeito e um teste de homogeneidade de variâncias, respectivamente.

O JASP retornará uma tabela indicando que a homogeneidade de variâncias não foi violada, F(2, 27) = 1,74, p = 0,19 (Figura 1). Em outras palavras, podemos assumir homocedasticidade em nossos dados, um dos pressupostos da ANOVA de uma via.

output do teste de Levene.
Figura 1. Tabela do teste de Levene.

Além disso, o JASP apresentará a tabela com a ANOVA propriamente dita (Figura 2). Em síntese, ela indica que não há diferença significativa nos níveis de bem-estar em função do tipo de bebida consumida no dia anterior, F(2, 27) = 1,71, p = 0,20, ω2 = 0,045.

output da ANOVA de uma via.
Figura 2. Tabela da ANOVA de uma via.

Entretanto, isso pode ter ocorrido devido ao grau de embriaguez dos participantes, uma variável que ainda não está estatisticamente controlada em nosso modelo. Portanto, prosseguiremos a seguir para a ANCOVA.

Conduzindo a análise de covariância no JASP

Depois, vá em ANOVA > ANCOVA e configure bem-estar (wellness) como Dependent Variable, bebida (drink) como Fixed Factors e embriaguez (drunkeness) como Covariate. Em seguida, marque descriptive statistics, estimates of effect size e ω² (Figura 3).

como solicitar análise de covariância no JASP.
Figura 3. Configurando a ANCOVA.

Também ative ambas as opções disponíveis em assumption checks. Por fim, mova drink para análise em marginal means.

A partir disso, o JASP exibirá a tabela principal da ANCOVA (Figura 4). Em síntese, ela indica que o efeito da covariável embriaguez sobre o bem-estar foi estatisticamente significativo, F(1, 26) = 33,02, p < 0,001, ω² = 0,43.

output da análise de covariância no JASP.
Figura 4. Tabela da ANCOVA.

Além disso, controlando pelos efeitos da embriaguez, agora o tipo de bebida teve efeito estatisticamente significativo sobre o bem-estar, F(2, 26) = 7,47, p = 0,003, ω² = 0,17.

O gráfico Q-Q (Figura 5), por sua vez, sugere que os quantis empíricos e teóricos aderem a uma reta bissetriz, sugerindo, portanto, que nossos dados acatam o pressuposto de normalidade dos resíduos.

q-q plot.
Figura 5. Gráfico Q-Q avaliando o pressuposto de normalidade.

Checando o pressuposto de homogeneidade dos slopes de regressão

Adicionalmente, precisamos confirmar se a interação entre tipo bebida e embriaguez é significativa. Para isso, vá em Components, e inclua o termo drink × drunkenness em Model Terms (Figura 6).

avaliando o pressuposto de homogeneidade dos slopes de regressão na análise de covariância no JASP.
Figura 6. Avaliando o pressuposto de homogeneidade dos slopes de regressão.

Observe a tabela da ANCOVA, onde aparecerá o novo termo de interação que acabamos de criar. Se essa interação não for significativa, então teremos suporte para o pressuposto de homogeneidade dos slopes de regressão.

É exatamente o que acontece em nosso banco de dados. Conforme podemos ver na Figura 7, a interação Tipo de Bebida × Embriaguez não atingiu significância estatística, F(2, 24) = 0,12, p = 0,89, ω² < 0,001.

pressuposto de homogeneidade dos slopes de regressão na análise de covariância no JASP.
Figura 7. Tabela da ANCOVA com termo de interação.

Por outro lado, se o efeito do termo de interação tivesse sido significativo, a validade da ANCOVA ficaria comprometida. Como não foi esse caso, voltemos à análise principal, removendo o termo de interação.

Realizando teste post hoc na análise de covariância no JASP

Em seguida, em Post Hoc Tests, passe drink para o lado direito da caixa de diálogo. Por fim, marque os campos Standard, Effect size, Tukey e Flag Significant Comparisons (Figura 8).

solicitando testes post hoc.
Figura 8. Janela solicitando testes post hoc.

A Figura 9 apresenta a tabela dos testes post hoc. Em síntese, ela indica que o energético (barocca; M = 6,57, EP = 0,26) gerou bem-estar significativamente maior que o café (coffee; M = 5,27, EP = 0,27), t = 3,20, pTukey = 0,01, d = 1,17, e que a água (water; M = 5,36, EP = 0,24), t = 3,52, pTukey = 0,004, d = 0,95. Por outro lado, os grupos café e água não diferiram significativamente entre si, t = –0,22, pTukey = 0,97, d = –0,09.

output dos testes post hoc.
Figura 9. Resultados dos testes post hoc.

Você pode se perguntar de onde foram retiradas as médias e os erros-padrões que também foram descritos no parágrafo anterior. Eles foram retirados da tabela de médias marginais (Figura 10).

médias marginais estimadas na análise de covariância no JASP.
Figura 10. Tabela de médias marginais de bem-estar por tipo de bebida.

Criando um gráfico para representar os efeitos da análise de covariância no JASP

Para finalizar, podemos gerar um gráfico em descriptive plots com drunkenness e drink para visualizar as diferenças (Figura 11).

gerando gráfico descritivo no JASP.
Figura 11. Solicitando gráfico descritivo.

O resultado é apresentado na Figura 12. Em síntese, os pontos do energético estão mais elevados no eixo y (i.e., maiores níveis de bem-estar), quando comparando aos pontos de café e água — consistente com o efeito do tipo de bebida.

scatterplot com resultados da análise de covariância no JASP.
Figura 12. Representação gráfica dos resultados da ANCOVA.

Além disso, as linhas de regressão relacionando embriaguez e bem-estar têm slopes similares nos três tipos de bebida, o que é consistente com a ausência de efeito de interação Tipo de Bebida × Embriaguez, que apóia o pressuposto de homogeneidade dos slopes de regressão.

Como relatar os resultados da análise de covariância no JASP

Em seguida, apresentamos uma sugestão de relato dos resultados.

A covariável embriaguez teve um efeito estatisticamente significativo sobre os níveis de bem estar, F(1, 26) = 33,02, p < 0,001, ω² = 0,43. Além disso, controlando pelos efeitos da embriaguez, o tipo de bebida também teve efeito estatisticamente significativo sobre o bem-estar, F(2, 26) = 7,47, p = 0,003, ω² = 0,17.

A fim de investigar quais grupos diferiram entre si, conduzimos testes post hoc de Tukey. Em síntese, eles indicaram que o energético (M = 6,57, EP = 0,26) gerou bem-estar significativamente superior ao café (M = 5,27, EP = 0,27), t = 3,20, pTukey = 0,01, d = 1,17, e à água (M = 5,36, EP = 0,24), t = 3,52, pTukey = 0,004, d = 0,95. Por outro lado, os grupos café e água não diferiram significativamente entre si, t = –0,22, pTukey = 0,97, d = –0,09.

Conclusão

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e também se inscreva em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de nossas novidades.

Se você precisa aprender análise de dados, então faça parte da Psicometria Online Academy, a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Referência

Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5th ed.). Sage.

Como citar este post

França, A. (2023, 16 de fevereiro). Como realizar análise de covariância no JASP? Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/tutorial-ancova-analise-de-covariancia/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Em 2020, saí da UFRJ para montar a minha formação, a Psicometria Online Academy.

Meu foco é que você se torne um(a) pesquisador(a) de excelência. Clique aqui para conhecer a Academy.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Como inverter itens no SPSS?

Como criar variáveis dummy no SPSS?

Como realizar a ANOVA de Friedman no JASP?

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é correlação de Spearman?

Postados recentemente

O que significa soma dos quadrados, em estatística?

Como inverter itens no SPSS?

O algoritmo k-means clustering

Tudo que você precisa saber sobre inversão de itens de instrumentos de autorrelato

Deseja se tornar completamente independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias